segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Sucesso na Administração Pública

A administração pública sofre os percalços dos gestores sem integridade ou moral.
Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a gestão fiscal responsável ganha, paulatinamente, corpo e força. Mister se faz ainda uma longa caminhada para atingir o sucesso na gestão pública com responsabilidade.
Fala-se muito em administração eficiente e eficaz, mas pouco se aplica destes valiosos conceitos e virtudes primorosas do gestor probo e íntegro.
Só para relembrar, a gestão eficiente (atividade-meio) envolve o próprio papel do Estado e sua estrutura para atender às necessidades da população; como exemplo podemos citar o planejamento, o orçamento, os recursos humanos, o controle interno, documentação, serviços gerais, etc. Enquanto que a gestão eficaz (atividade-fim) está voltada para o efetivo atendimento das demandas da população; como exemplo citamos a justiça, a segurança pública, defesa nacional, educação, transportes, urbanismo, cultura, etc.
O sucesso só será atingido à medida que os gestores responsáveis ousarem a fazer direito o que lhes foi incumbido pelo voto popular:
a) - gerir com responsabilidade, dentro dos parâmetros estabelcidos pela Carta Magna, LRF, leis infraconstitucionais, etc.;
b) - não assumir responsabilidade de gestões fraudulentas. Para tanto, existem as ferramentas de auditoria e perícia contábil, buscando identificar possíveis fraudes ou má gestão do dinheiro público;
c) - não ser conivente com as patifarias de quaisquer gestores públicos ou de pessoas que se utilizam da máquina para atormentar o Bom Gestor, como é o caso de alguns procuradores ou defensores públicos que abusam do seu poder. Violam literalmente a SUMMUM JUS, SUMMA INJURIA (O exercício do direito em excesso gera injúria excessiva.)
d) - obedecer a regra de "licitar sempre", mesmo quando há processo de inexigibilidade de licitação por notória especialização. Nestes casos, seguir os procedimentos lavrados pelo notório Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal, Dr.
Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.
Enfim, há muitas formas de administrar bem e de forma eficiente e eficaz. Basta ousar e não se intimidar.
Desta forma, o sucesso ocorrerá, não por acaso, mas fruto de uma gestão responsável.

Ronildo da C Manoel
Contabilista
CRC/PR 050.461/P-1
Autor do livro Perito-contador pela Editora Juruá